quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A preguiça de ler e o brasileiro

Tenho vários posts semi-terminados e sei que seria mais legal utilizar os cinco minutos que estou gastando com esse post para terminar algum deles, mas depois de ter recebido 5 e-mails de ontem para hoje, não me contive...

Sabe, eu sou professora, e um problema recorrente em todas as matérias no colégio em que dou aulas (que, by the way, é um dos melhores do Rio de Janeiro) é a dificuldade de interpretar enunciados, o que às vezes é culpa de uma simples PREGUIÇA DE LER.

Hoje em dia, com a TV e a internet, até os adultos foram tomados por esse mal, e o que acontece? Recebo, por dia, zilhões de e-mails pedindo orçamento urgente para produtos que  não fazemos! As pessoas olham as fotos, não lêem nada e escrevem "pelo amor de Deus, preciso de um orçamento urgente" e lá vou eu responder que COMO ESCRITO NO POST quem fabrica o tal produto é tal empresa e que COMO INDICADO no post o e-mail/telefone/site para encomendar tal produto é x.
Ô gente, os contatos estão escritos, linkados, indicados, custa ler uma linha?

O resultado é que gasto muito tempo respondendo esses e-mails, porque sou boazinha e educadinha, mas esse tempo eu poderia gastar com meus próprios clientes, enviando orçamentos, respondendo dúvidas... enfim, tudo isso por uma simples preguiça do leitor, de dar uma olhadinha no que está escrito no post... ás vezes a indicação está no título, e nem isso a pessoa nota! (ou não interpreta, sei lá)
Algo semelhante acontece com as linhas de datas especiais... o preço está embaixo da foto e recebo mil e-mails perguntando o preço dos produtos!

Sorry pelo desabafo, mas é que tenho recebido muitos destes e-mails por dia e isso me toma um tempo que não tenho e que poderia estar gastando com outra coisa... atualizando o blog, por exemplo!

Bom, é a vida, e lá vou eu dando conta de todas as indicações...

4 comentários:

  1. Um dia desses, li um texto falando sobre a dificuldade que as pessoas têm de ouvir. Alguém fala, ela não ouve, e pergunta sobre o que foi falado, como se fosse surda. No caso da leitura é a mesma coisa. Auto-centramento. Só importa o que parte do eu. O que vem do outro não interessa.
    É um aprendizado muito difícil, mas que nós, professores, mães, avós, precisamos reforçar, a cada dia. Para ouvirmos, precisamos fazer silêncio interior, esvaziar a mente dos ruídos permanentes. E isso não é fácil, mas é possível. É difícil, especialmente nessa época em que todos os meios tentam nos atulhar de informações. Estão todos tão repletos de ruídos, que não sobra espaço pro processamento. É preciso limpar a lixeira, esvaziar os arquivos inúteis, abrir espaço para a reflexão, para a criação, que vem especialmente do nosso vazio interior.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o tal do analfabetismo funcional, uma deficiência MUITO grande do nosso povo. Parte da culpa é dos professores (alguns, claro) mal preparados. Já tive aula com professores que cometiam erros BANAIS de português. Sempre fiquei muito revoltada, pois minha mãe me incentivou desde cedo a ler muito, e eu nunca aceitei que um MESTRE não soubesse falar ou escrever a SUA PRÓPRIA LÍNGUA! Outra parte da culpa é do governo, que não exige mais preparo dos professores. E existe ainda a parcela de culpa dos pais, que não ensinam o valor da leitura, do aprendizado. Acho que os próprios aspirantes a professores estão desvalorizando a profissão, pois pensam que basta pegar um diploma de pedagogo na mão, e pronto! NÃO! Precisa ir muito além! Mais do que uma profissão qualquer, tem que "correr" atrás de conhecer mais e mais! A base de qualquer nação é a educação! O professor é o início de tudo! Ele é quem está atrás do médico, da secretária, do engenheiro! Eles são os mais importantes de tudo! Mas INFELIZMENTE, o governo não os vê da mesma forma que deveriam, não investem devidamente na educação e não remuneram e nem valorizam os professores. E depois infelizmente, é nisso que dá. Claro que ainda existem os verdadeiros MESTRES, que sabem qual a sua importância e HONRAM sua linda profissão. Mas devido a uma parcela deles, todos nós acabamos "pagando pelo pato".
    Belo desabafo o seu. Sendo professora, imagino tamanha a sua revolta perante tanta ignorância.
    Kárita

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!

    Gostaria de um orçamento de mini potinhos de geléias e brigadeiros.
    Peço entrar em contato no e-mail juliana@ffrison.com.br
    Grata,
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Preciso falar com vc e não consigo enviar e-mail e vc não responde no orkut.... A quantas andam meus livrinhos?
    Beijos,
    Aline (Casamento - 10/09/2010)

    ResponderExcluir