segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Comfort Food

A idéia que eu tive quando resolvi criar um blog não era apenas publicar os mimos feitos por nós da Minutezza, mas também nossas idéias para festas ("festinhas" ou "festões"), dicas, imagens, tudo que estiver nos encantando no momento! Já rascunhei alguns posts, mas por falta de tempo nunca terminei de escrevê-los, ilustrá-los e eles nunca foram postados... Aqui vai, então, o primeiro post com uma idéia legal para o cardápio de qualquer festa! E para estrear, um post beeeem comprido! :)

Talvez vocês já tenham ouvido falar de "comfort food". Como o nome diz, é comida que dá conforto! Pode ser uma sopinha para alguém que está doente, uma comidinha quentinha no frio, alguma coisa que nos lembre a infância ou algum momento especial, enfim, algo que nos traz comforto e uma sensação boa não só pelo sabor, mas por tudo o mais que a comidinha traz para a mente e o coração! Aqui no Brasil muitas vezes a gente chama esse tipo de comida de "comida de vó" ou "comida de mãe", tem coisa mais gostosa?

É fato que cada um tem sua comfort food, mas muitas vezes nós que moramos no mesmo país partilhamos o mesmo gosto, uma memória parecida de comidas que nossas mães ou avós costumavam fazer na infância. Em outros países a moda da comfort food já dura um tempo e restaurantes e festas servem comidinhas que agradam pelo sabor e pelo comforto.

Que tal incluir a comfort food no cardápio de sua festa, na reuniãozinha para os amigos ou para o almoço de domingo? Sei que salgadinhos fritos como coxinha ou bolinha de queijo já podem ser comfort food para nós, mas pensamos em outras comidinhas que também fariam sucesso entre os convidados:

Brigadeiro de colher quentinho

Toda festa tem brigadeiro, certo? Hoje em dia se tornou comum em festas servir brigadeiro de colher em tacinhas (e até como lembrancinhas, como os potinhos que fazemos), mas para ser comfort food não basta ser brigadeiro, não basta ser de colher, tem que ser quentinho!
Imagina, que chique, servir aos seus convidados um brigadeiro quentinho como aqueles que comemos direto da panela! Melhor ainda se acompanhado das nossas queridas mini-colheres de pau!




Foto: Maria Brigadeiro



Queijo com Goiabada

Esse já encontramos em várias festas na forma de doce de colher (tacinhas de doce de goiaba com catupiry)ou tortas servidas de sobremesa, mas dá para servir o doce original, fatia de queijo minas de boa qualidade sobre fatia de goiabada cascão, ou vice-versa... com uma apresentação caprichada pode ficar super elegante!


Foto: Douglas Soares

Bolinho de chuva

Quando penso em comfort food o primeiro doce que me vem à cabeça é o bolinho de chuva! Fresquinho e quentinho, com açúcar e canela em volta! Que tal serví-lo no final da festa, na mesinha de café? Ou até no coquetel volante no meio da madrugada para fornecer energia extra aos que dançaram demais ou glicose extra aos que beberam demais? Servido com doce de leite, como no restaurante Gattopardo (foto), fica uma graça!


Foto: Anita Bernstein

Misto quente

Meu marido sempre cita o misto quente como comfort food, lembra a infância, o lanchinho da tarde... Tenho visto em alguns cardápios de festas (que vejo nas revistas), pricipalmente em festas de 15 anos em São Paulo, ilhas de misto-quente em sua versão original, às vezes também com versões adaptadas (com queijo minas, peito de peru ou tipos diferentes de pão) geralmente abertas de madrugada. Fica fofo também no formato finger food, cortado pequenininho, em quadradinhos!



Chocolate quente

Quentinho, saindo fumaça, para esquentar o estômago e adoçar a boca!



Foto: Martha Stewart

Sopinha de ervilha, Caldo verde, Capeletti in brodo

Sopinhas estão sempre nos primeiros lugares da lista de comfort food. Talvez seja a mais incluída no cardápio das festas por aqui. No meu casamento teve sopinha de ervilha de madrugada, servida em copinhos. Todo mundo adorou!



Foto: Martha Stewart

Bolo de cenoura

Já vi mini-brownies cortadinhos na bandeja de um buffet (o maravilhoso buffet da Monique Benoliel) e fez um super sucesso na festa! Por que não fazer o mesmo com um bolinho de cenoura com cobertura de chocolate? Cortado com um cortador de biscoito, como um mini canapé redondinho, ou até em formato de mini-cupcake... uma fofura!



Foto: Woman & Home


Pudim de leite condensado


Esse também aparece nos primeiros lugares quando penso em comfort food. Pensando em festa o que me vem à mente é uma versão mini-mini, de comer com uma só mordida, tal qual um mini-quindim (esse já está bem presente em festas por aqui). Melhor só de for caramelado! Dá pra imaginar?



Foto: Bar Dona Onça

Churros

Uma moda que também está sendo difundida em casamentos e festas de 15 anos é a barraquinha de churros (ou ilha, se o anfitrião quiser uma coisa mais chique). O restaurante Miam Miam aqui no Rio e o bar Dona Onça em São Paulo (especialista em comfort food!) têm uma versão mini, servidos em porção acompanhada por (bastante) doce de leite em um potinho. Assim dá até pra servir de bandeja!



Foto: Bar Dona Onça

Suspiro

Tenho um livro inglês sobre finger food que tem receitas de ótimos canapés doces com merengue/suspiro. As receitas sempre ficam na listinha de receitas escolhidas para as festinhas aqui de casa, mas como nunca consigo cumprir a listinha toda (por falta de tempo, é claro) nunca consegui fazê-las! Mas um dia hei de testá-las, afinal suspiro também agrada aos que sentem saudade dos sabores da infância... até porque depois que crescemos temos um certo medo de todas as calorias contidas no docinho que é quase açúcar puro... em festa pode, né? E o nome já diz... "suspiro"!



Foto: Sunset

( OBS: Aproveito o post para reclamar a favor da inclusão de itens doces nos coquetéis volantes. Alguns buffets mais antenados já estão fazendo isso e só há vantagens: agradar a paldares diferentes, às crianças, prevenir ataques à mesa de doces e chocolates... Sem falar que dá para incluir todos os itens citados acima de uma maneira bem elegante! )

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Ana,
    amei seu blog e já estou te seguindo...tb coloquei vc lá no meu novo bloguino. Da um pulinho lá depois!
    Lindo seu trabalho!
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir